segunda-feira, 9 de junho de 2008

Relatório do filme MACHUCA


O filme se passa em Santiago, no Chile, e gira em torno da história principalmente de duas crianças, Gonzalo Infante e Pedro Machuca. Gonzalo é um garoto rico, que vive numa área nobre e estuda em um colégio particular. Neste colégio existe um padre, McEnroe, que é americano e impõe uma educação muito rígida aos alunos. Este padre, com suas idéias e ações de caridade, ingressa neste colégio alunos vindos da periferia da cidade, de condições sociais muito precárias, com uma tentativa de fazer com que ambas as crianças aprendam a conviver com diferenças e respeito.

Pedro Machuca é um dos alunos que passa a freqüentar o colégio, e pertence então à turma onde Gonzalo Infante estuda. Os dois se conhecem e então começam a vivenciar uma amizade muito estranha no começo, mas que foi crescendo bastante, onde um começou a conhecer o mundo do outro, sendo que Gonzalo começou a vender bandeirinhas nos conflitos políticos, junto com Machuca, seu tio e uma prima. Os garotos trabalhavam muito, Machuca porque suas condições de vida eram estas e Gonzalo por passar a maior parte do tempo longe de casa, pois sua mãe era adultera e seu pai um socialista, que não davam muita importância a ele. Sua mãe mantinha relações com um homem mais velho, que tentava comprar Gonzalo com presentes. Então ele viu em Machuca uma atenção e amizade e faziam tudo juntos.

O Chile estava dividido entre partidários e socialistas, os conflitos eram cada vez maiores. Dentro da escola, os alunos ricos e pobres brigavam, entre si, e Gonzalo estava sempre para o lado dos mais pobres.

No desenrolar da história, as crianças, tanto Machuca, Gonzalo e a prima de Machuca (Manuela), vivenciavam um “triangulo amoroso”, fazendo brincadeiras e descobrindo o namoro regado a leite condensado. Enquanto isso os diferentes mundos eram descobertos pelos garotos, que moravam numa mesma cidade, não muito longe, mas que um não conhecia nada sobre a vida do outro.

Ocorreu o desencadeamento do golpe militar no país e as crianças horrorizavam com a violência, principalmente contra os pobres socialistas, nos bairros de favelas e até selecionando alunos dentro da escola, que foi tomada pelos militares. Gonzalo, que tinha sido um desonestamente julgado por Machuca e Manuela, vai desesperado até a casa deles para encontrá-los e depara-se com milhares de militares acabando com as pessoas sem sentido, só por serem socialistas. O conflito acaba na morte de Manuela, o que deixa os garotos atordoados.

O colégio torna-se totalmente militar, o padre é expulso e o país fica tomado pelos militares, em regime quase ditatorial, enquanto isso a mãe de Gonzalo vive ao lado do então amante e seu pai que era socialista, como a maioria deles estava exilado. As condições no país tornaram-se muito diferentes e aqueles que eram socialistas perderam total direito de liberdade, ou estavam mortos, exilados, ou sem direito de expressão.

2 comentários:

Renato disse...

O filme mostrou bem, não só o problema interno do Chile, mas uma realidade que ocorre na maioria dos países, principalmente países em desenvolvimento. Uma realidade que que é caracterizada pela grande desigualdade social e o pelo preconceito. O filme mostra dois 'mundos', o de Gonzalo e o de Machuca. Esses dois 'mundos' se encontram com a ida de Machuca para o colégio de Gonzalo, lá a insatisfação com a chegada de crianças pobres gera brigas e desavencias entre os alunos. O preconceito nessa parte do filme é evidente.
A amizade de Gonzalo e Machuca, cresce e cada um conhece a realidade do outro. Dessa forma cada um se satisfaz, fugindo um pouco de suas vidas, interrompida pelo golpe militar que estourou no Chile nessa época.
Enfim, o filme conseguiu mostrar muito bem suas idéias, tornando possível algumas discussões e fazendo repensar um pouco dos nossos atos.



RENATO FREIRE

Juliana Vieira disse...

O filme usa como pano de fundo o golpe militar que ocoreu no Chile, em 1973.
O tema principal é a amizade que surge entre Gonzalo e Pedro Machuca, dois meninos que, mesmo vindo de "ambientes" diferentes conseguem passar por cima das diferenças e culminam em uma amizade sem igual.
O filme é, realmente, surpreendente e nos faz refletir mais em nossas ações na nossa vida e, principalmente, na vida do próximo.